Pages

O Chile


























Cercada pela Cordilheira dos Andes, a capital chilena é uma das cidades mais modernas da América do Sul. Entre seus atrativos estão inúmeros parques, museus, igrejas e uma intensa vida noturna.
O Chile é um país estreito situado na costa do oceano Pacífico fazendo fronteiras com o Peru, Bolívia e Argentina.Sua língua oficial é o espanhol e sua moeda o peso chileno.A população é mestiça de europeus e indígenas cujas tradições são cultivadas em algumas partes do país.
Os chilenos são muito agradáveis e hospitaleiros com todos os estrangeiros tornando o passeio pelo país bastante agradável.
Santiago está a 520 metros de altura, próximo à Cordilheira dos Andes sendo a principal cidade do Chile comercialmente e culturalmente.No verão, quando a temperatura média é de 22ºC, a cidade torna-se mais tranqüila – os moradores aproveitam para visitar as praias banhadas pelo oceano Pacífico, principalmente os balneários de Viña del Mar e Valparaíso.
No inverno, a temperatura fica poucos graus acima de zero, o que dá à cidade novo atrativo, tornando-a ponto de partida para as estações de esqui.
Na segunda metade de novembro realiza-se a Feira Internacional do Vinho do Hemisfério Sul. É a maior festa de Santiago e dela participam produtores de todo mundo. O vinho chileno é considerado pelos especialistas um dos melhores do mundo, graças ao clima ideal para o plantio da uva. Na periferia de Santiago há vinícolas que mantêm programas de visitas com direito a degustação e acompanhamento de guias especializados
O Mercado Central é uma boa opção para conhecer restaurantes especializados em peixes e frutos do mar, pela qualidade e variedade de ofertas, garantidas pela proximidade do mar e pela corrente de água gelada que banha o litoral chileno.
Santiago foi fundada em 1541 pelo conquistador espanhol Pedro Valdívia e chegou a sua independência em 1818 se tornando capital da nação.Santiago possui muitas atrações como o Museu de História Natural com coleções pré-colombianas, o Museu de Arte Contemporânea e o Museu de Solidariedade de Salvador Allende com criações contemporâneas de diversos artistas do mundo.



A cultura chilena


























A cultura chilena foi bastante influenciada pelos costumes europeus. Isto se deu devido ao modo europeu de ensino da população chilena, que durou por séculos.
O esporte mais popular e praticado pela população é o futebol. Porém o basquete, o surfe, e o “Sky” também são bastante praticados. O Rodeo é o seu esporte nacional, ele consiste em dois cavaleiros, os chamados huasos, e seus respectivos cavalos, na qual devem conseguir parar um touro em um cerco que se chama Medialuna.
Apesar de não ter tanto reconhecimento quanto os filmes americanos, o cinema chileno é reconhecido por seu dinamismo.
Sua culinária é bastante famosa por seus vinhos. Entre as comidas temos as provenientes do mar, o “seafood” é bastante popular pela abundância de peixes. Tem influências italianas, espanholas, alemãs.
Muitas ruas de cidades chilenas conservam seu patrimônio arquitetônico, sob forma de casas, edifícios e casas do país. Abriga também uma série de museus importantes.
Sua literatura é popular por seus romances e ficções de histórias curtas. O casal de poetas chilenos Gabriela Mistral e Pablo Neruda, ganhou um Prêmio Nobel, sendo suas casas transformadas em museus. Vários autores contemporâneos ganharam reconhecimento mundial como Isabel Allende, em “Casa dos Espíritos”, Eva Luna, em “Amor” e “Sombras”.
O folclore tem a sua origem nos seres anônimos e esquecidos, e vai se transmitindo de geração em geração. As diversas tribos que povoavam o Chile possuíam cultura musical e variados instrumentos. Em geral, se caracterizavam pelo mesmo tom, mais triste do que alegre com uso de instrumentos bélicos, fúnebres e solenes. A revelação da influência cultural de Espanha, na época da Colônia, se evidencia nas práticas religiosas, uso de certos instrumentos e, especialmente, nas danças. Esta é a base da música folclórica chilena. Instrumentos, danças e outras características da música folclórica. Devido à sua extensão há dificuldades de comunicação. O folclore das diferentes regiões do país possui suas próprias características. Assim sendo, musicalmente, as escalas e esquemas melódicos dos indígenas do sul do país não tem ponto de contato com a existente a música andina (dos Andes do Norte). Sua dança nacional é a Cueca.

A cozinha chilena
























A cozinha chilena é muito rica e variada, considerada uma das cozinhas mais saborosas do Cone Sul, ao mesmo tempo é controversa: uns amam, outros odeiam, baseada principalmente, na tradição culinária espanhola. A comida típica chilena caracteriza-se por um aproveitamento de dons da terra e do mar.Assim, tal como noutras culturas da América central e do sul, também no Chile o milho é Rei, sendo um dos pratos mais conhecidos o Pastel de Choclo (milho). No Chile é comum ter três ou quatro refeições por dia, sendo a principal o almoço, normalmente entre 13 e 14:30 horas. Para começar, os desjejuns compõem-se, geralmente, de torradas com manteiga e marmelada, acompanhados de chá.
Em primeiro lugar vem, os peixes e mariscos, já que, graças as extensas costas, o país possui o melhor, sendo de salientar a Albacora ou Corvina a la mantequilla, o Congrio Frito, os Mariscales, os Santollas, etc.Vale experimentar o CHUPE DE MARISCOS, típico prato de mar adereçado com um delicioso molho tradicional de pão, com um toque de picante, ou com o tradicional curanto e o pulmay, dois pratos em base à mariscos que apenas diferenciam-se pela forma de preparo. O primeiro é cozido em um buraco aberto na terra, sobre pedras quentes com folhas de nalca. Nele são depositados os mariscos, carne de ave e porco, cebolas, ají e outras espécies. Serve-se acompanhado de batatas e com "chapaleles" (espécie de omeletes à brasa). O pulmay é cozido em uma panela. Experimente também a sopa de mariscos, a cazuela de mariscos ou a sopa de peixe, todas elas uma delícia.Bares e restaurantes costumam vender cerveja de barril (chop), mais econômica que a cerveja engarrafada.