Alemanha e seus encantos
A Alemanha é um dos países mais organizados do planeta, limpo e pontual, responsável e inteligente. E o melhor é que não faltam animação, belas paisagens, história e cultura. A Oktoberfest de Munique é uma verdadeira ode à cerveja e à vida, concertos de Bach e Beethoven exemplificam a genialidade humana, enquanto edificações como o castelo de Neuschwanstein, perto de Füssen, e a Catedral de Colônia mostram um pouco da história dessa nação que é um dos pilares da União Europeia. Ao mapear as cidades a serem visitadas, dá para escolher de tudo um pouco, das pequenas e encantadoras Rothenburg e Heidelberg a grandes metrópoles, como Berlim, que pulsam com uma vida cultural animada, baladas noturnas e lojas com produtos de design exclusivo. As chagas de duas guerras devastadoras e a separação entre os mundos capitalista e comunista ainda podem ser vistas por todo o país, especialmente em Dresden e Berlim, mas hoje os alemães miram o futuro sem deixar de preservar o passado. O sistema de transporte do país é impecável, com trens, bondes, estradas e aeroportos moderníssimos. A infraestrutura turística conta com hotéis e restaurantes bem cuidados e equipes treinadas com apuro. O inglês é tido como segundo idioma, o que facilita bem a vida dos turistas não versados na língua de Goethe. A Alemanha é um destino fácil e belo, seja acelerando nas pistas de uma autobahn ou navegando calmamente pelo Rio Reno. Então, em vez de usar o gigantesco aeroporto de Frankfurt apenas como sua porta de entrada para a Europa, utilize-o como o início de sua jornada por esse incrível país.
Cultura Alemã
As contribuições da Alemanha para o património cultural mundial são incontáveis, o que leva alguns autores a acreditar no "Génio Alemão", celebrado no romantismo, uma das fases da história da arte onde a Alemanha teve uma proeminência invejável. País conhecido por muitos como das Land der Dichter und Denker (a terra dos poetas e dos pensadores), a Alemanha foi o berço de vultos importantíssimos na história da arte, como se pode verificar nas várias secções deste artigo.
A língua alemã e os seus dialetos foram, outrora, a lingua francesa da Europa central, oriental e setentrional. Hoje, a língua alemã é uma das línguas que desperta mais interesse por parte dos estudantes de línguas, em todo o mundo. Muitas figuras históricas, ainda que não sendo alemãs, no sentido moderno da palavra "alemão", estiveram imersas na cultura germânica, como é o caso de Wolfgang Amadeus Mozart, Franz Kafka ou Copérnico.A Federação Alemã de Esportes Olímpicos (DOSB) conta com 27 milhões de cavalos de membros. Segundo dados dessa organização, aproximadamente um terço da população do país realiza práticas desportivas em clubes ou em alguma das 127.000 instalações de carácter desportivo que existem no território1 .
A participação alemã nos Jogos Olímpicos é de destaque desde que se realiza esse evento. Na edição de 2004 em Atenas, a Alemanha terminou em sexto na classificação2 . O país organizou os Jogos Olímpicos de Verão em 1936 e em 1972 como Alemanha Ocidental. Já nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, terminou em primeiro no quadro de medalhas.3
A Federação Alemã de Futebol conta com mais de 26.000 clubes, totalizando cerca de 6 milhões de membros, o que a faz ter maior número de associados do que qualquer outra federação esportiva do mundo.1 O futebol é um desporto de grande sucesso na Alemanha e a Seleção nacional de Futebol alemã conseguiu três títulos mundiais (em 1954, 1974 e 1990). O país também foi sede das Copas do Mundo de 1974 e 2006.
Culinária Alemã
"A Alemanha é uma terra de guerreiros e boa bebida. Hoje é uma nação de pessoas honestas e hospitaleiras". Foi assim que o historiador romano Tacitus descreveu o país início do ano de 100 d.C. E como não podia deixar de mencionar, elogiou também a culinária alemã, chamando-a de simples e carregada de sabores fortes. Pão e mingau de aveia constituíam a alimentação do alemão antigo. Entre as comidas típicas, consumiam bagas silvestres, e eram fãs de produtos lácteos e queijo. Muita coisa mudou na comida alemã desde então, a culinária se tornou mais potente. Os pratos estão presentes nas festas e em dias normais, onde as receitas são servidas com uma caneca de cerveja. As receitas da Alemanha mudam de lugar para lugar. Por exemplo, Nurnberger Bratwurst é comum em um lugar chamado Nuremberg. A famosa cidade de Munique produz o Munchner weisswurst. Esses alimentos são achados em qualquer lugar da Alemanha, desde mercados a estações de trem. Existem até competições entre cidades para se escolher a melhor comida. Achar que alemães só comem chucrutes e salsichas é um equívoco. A cultura alemã é tão variada quanto seu povo e a história do país. As comidas típicas são pesados, mas muito saborosos. Um dos principais ingredientes da cozinha tradicional alemã é a gordura, mas isso muda de acordo com a influência que receberam dos vizinhos em sua cultura.