Fonte: Portal do Ministério do Turismo
Caçapava do Sul possui grande relevância no cenário geológico e mineiro nacional, sendo, portanto, ponto de referência para diversas instituições de ensino superior do país, sobretudo para as relacionadas a Geociências.
Além disso, o município é considerado uma das maiores províncias minerais do Brasil devido à ampla ocorrência de minérios, rochas e fósseis num raio 100 km, com idades que variam desde a formação dos primeiros continentes (aproximadamente 2,2 bilhões de anos) até os dias atuais.
Fonte: Portal Curso de Geologia da Unipampa.
Um dos grandes diferenciais do local é que, acerca de 130 milhões de anos, toda a região Sul do Brasil foi coberta por um derrame basáltico denominado Vulcanismo Serra Geral que “ocultou”, sob essas rochas, as formações geológicas mais antigas. Contudo, a região do município de Caçapava do Sul não foi atingida por tal derrame, o que contribuiu para a situação atual da cidade que deixa à mostra a história geológica da Terra para estudo e exploração mineral.
Por esta razão, Caçapava do Sul é muito procurada por profissionais e pesquisadores da área de geociências de diversos lugares. É importante salientar que o município conta com duas universidades que realizam atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão: a Universidade da Região da Campanha