São conceitos encontrados em todo o Estado, que se destaca também pela preocupação em preservá-los. Rico em artesanato, o Ceará produz peças em crochê, madeira, cerâmica, bordados, vime, palha, bambu, tricô e renda.
O principal espaço cultural da cidade abriga o Memorial da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea. A estrutura inclui praças de artesanato, palco para shows, biblioteca, planetário, teatro, salas de cinema, bares e restaurantes instalados em sobrados antigos restaurados.
Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema. De segundas a quintas das 9h às 17h30 e de sextas a domingos das 14h às 21h30. Fortaleza, Ceara
Vasta coleção de peças retratando os diversos segmentos da cultura no Estado, suas características e diferenças regionais, com um andar inteiro dedicado ao universo dos vaqueiros.
Centro Cultural Dragão do Mar: R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema. De terça a quinta, das 9h às 17h30, e de sexta a domingo, das 14h às 21h30.Fortaleza, Ceara
Construído em 1910, apresenta dois blocos com estilos diversos. O da frente, onde ficam a bilheteria e o foyer, é neoclássico; o de trás apresenta uma curiosa estrutura metálica trazida da Escócia, com belíssimos vitrais art nouveau. As duas construções e os jardins projetados por Burle Marx só podem ser visitados com acompanhamento de guias.
Praça José de Alencar. De segunda a sexta feira, das 8h às 17h, e sábados, das 8h às 12h. Fortaleza, Ceara