Sidney é a maior, a mais antiga e a mais excitante cidade da Austrália e talvez do mundo, sendo um dos pontos turísticos mais atraentes deste país. Criada há 200 anos atrás, como colônia penal inglesa, Sidney cresceu rapidamente tornando-se uma cidade glamorosa, acolhendo atualmente um povo multicultural de 4 milhões de pessoas.
Austrália é a única nação que é uma ilha-continente, quase do tamanho do Brasil, mas com apenas 10% de nossa população. Transformada em 1788 em colônia penal inglesa, em 1850 tinha 400 mil habitantes e 13 milhões de ovelhas. É um país jovem, uma terra de contrastes, com imensas extensões de praias e de espaços abertos, florestas tropicais, montanhas nevadas e grandes desertos (Algumas das últimas regiões “solitárias” do mundo). O clima ameno permite ao turista conhecê-lo em qualquer época do ano. A ilha estado da Tasmânia tem 20% de suas florestas consideradas patrimônio da humanidade.
Seus habitantes descendem dos colonizadores ingleses e, após 1945, de originários de todas as partes do mundo. Na década de 60, cerca de 86% dos imigrantes eram europeus, hoje 36% são asiáticos. É um dos países mais urbanizados do mundo, com 70% de sua população concentrada nas modernas e arborizadas cidades. O índice de analfabetismo é mínimo, 70% moram em casa própria e o voto é obrigatório. São hospitaleiros, gostam de vida ao ar livre e também de apostas.
O inglês australiano tem sotaque e expressões próprias. O padrão é o inglês britânico. O turista não terá dificuldade em se comunicar, pois os australianos são simpáticos e atenciosos. A diferença de fuso horário é de 13 horas em relação à Brasília e o vôo dura 17 horas de Buenos Aires a Sidney, vôo transpolar.
Se você pretende ir à Sidney, dê uma navegada pelo site www.sydney.com.au que dá muitas dicas de hospedagem, reserva de hotéis, restaurantes e passeios.
Culinaria Australiana
A Austrália é conhecida por produzir um dos melhores vinhos do mundo, com uma variedade de vinícolas. Os vinhos australianos são apreciados por pessoas de várias nacionalidades, e não ficam atrás dos saborosos vinhos da França, Alemanha e Itália. Mas essa não é a única peculiaridade da Austrália, a gastronomia do país é de dar água na boca em qualquer mortal.
Várias nacionalidades em um só país
A Austrália é conhecida por explorar sabores de diversos cantos do mundo. Isso devido a sua proximidade da Ásia. No país dos cangurus é possível encontrar uma diversidade de restaurantes japoneses, coreanos, vietnamitas, chineses e tailandeses. Com uma variedade de frutos do mar, a culinária não desperdiça o que tem de sobra e utiliza o que tem de melhor no preparo de alimentos e acompanhamentos. Outra característica são as famosas batatas fritas com peixes, as Fish and Chips, muito populares, porém devem ser comidas com moderação, pois são gordurosas e salgadas. As tortas salgadas, ou Meat Pies também são bem conhecidas na região, com diversos recheios.
O churrasco também faz parte da vida dos australianos, que não dispensam o molho barbecue, ou BBQ. Além disso, eles gostam de convidar os amigos para um churrasco em casa, nos parques e praias para degustar a carne grelhada.
Quem deseja provar a culinária australiana deve reservar ou aproveitar de uma refeição oferecida em bistrôs, cafés e pubs, com preços variados. Ao visitar o país não deixe de experimentar suas iguarias e delicias preparadas por grandes chefs.
Curiosidade dos estabelecimentos australianos
Na Austrália é muito comum o cliente levar sua própria bebida em alguns restaurantes, pois alguns sinalizam o Bring your Own, ou BYO que em tradução livre seria ‘traga a sua própria bebida’. Isso é muito comum na região, e por apreciarem o vinho, muito levam o suvenir para desgastar na refeição.
As bebidas alcoólicas são bem restritas para que o menor de idade não tenha acesso, e, portanto, somente são encontradas em pubs, restaurantes e bottleshops, espécies de mercados especializados em venda de bebidas.
Cultura Australiana
Boa parte das características culturais do povo australiano é derivada de raízes européias (influência britânica), além das características da cultura aborígine (primeiros habitantes do território australiano) e de povos vizinhos da Austrália. Outras influências são de origem da cultura irlandesa e escocesa.
A Austrália atualmente é considerada um país multicultural, devido também a grande influência de asiáticos e indianos em sua população, além de diversos outros povos europeus que migraram para o país em busca de melhores condições de vida.
O povo australiano de uma forma geral é receptivo e alegre. Poderíamos até arriscar dizer que eles possuem um perfil social que fica entre os ingleses e entre nós brasileiros, ou seja, não são “distantes” como muitos britânicos e não tão extrovertidos como nós. Porém, devido à influência recebida de vários povos provenientes de várias partes do mundo, os australianos gostam de receber estrangeiros em seu país e interagir com eles.
As casas de famílias, conhecidas como homestays, são prova disso. Receber e respeitar os estudantes de várias partes do mundo em suas casas faz parte da cultura dos australianos. Por isso eles também esperam ser respeitados. Por exemplo: Se você vai ficar hospedado em uma casa de família quando ingressar no país procure respeitar as normas e os horários estabelecidos para as refeições por exemplo. Se eventualmente não puder chegar a tempo para jantar, ou tiver agendado outro programa, eles não ficarão chateados desde que sejam avisados previamente.